Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Hematologista Clínico com paixão por Propedêutica e pela Filosofia - Consultório: * Tel. 21 38160545 / 21 988389220

domingo, 29 de janeiro de 2012

A Sina Do Lobisomem


*
*
*


O LOBISOMEM

Pobre coitado, dividido em metades... Homem... Lobo...
Homem que se transforma em lobo... Homem que se transforma...
Segundo a crendice popular ele vagueia pela noite para cumprir o seu destino...
Homem comum, vive e trabalha... conversa, convive, comemora...
Nas noites de Lua Cheia se transforma em um lobo ou em um homem peludo com cabeça de lobo e ataca quem cruza o seu caminho. Antes do dia raiar volta a forma humana.
Justo uma Lua Cheia é o evento transformador... Curioso pois também fui testemunha da maior lua do século em Itatiaia... e de fato fui transformado, não em Lobisomem, mas em Vampiro - meu alter ego... transformando minha metade humana dependente do sangue de outrem...

"O lobisomem é o filho que nasceu depois de uma série de 7 filhas. Aos 13 anos, numa terça ou quinta-feira, sai de noite, e topando com um lugar onde um jumento se deitou, começa a sua sina. Daí por diante, todas as terças e sextas-feiras, de meia-noite às duas horas, o lobisomem tem de fazer a sua corrida ... Quem ferir o lobisomem, quebra-lhe o destino; mas que se não suje no sangue ou herdará a triste sorte... Para desencantá-lo basta o menor ferimento que cause sangue. Ou bala que se unte com cera de vela que ardeu em 3 missas de domingo ou na missa do galo, na meia-noite do Natal." (Luís da Câmara Cascudo)


Vida árdua... dividida em metades... tendo que ser ferido a sangue para ser normal...
Ferido a sangue para ser inteiro...
Ferido a sangue para que metades façam sentido... porque não sei quando as metades tem que fazer algum sentido...
Porque nunca sei qual metade do sangue coagula e qual metade sangra...



Que a força do medo que tenho

Não me impeça de ver o que anseio



Que a morte de tudo em que acredito

Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito 
Mas a outra metade é silêncio. 



Que a música que ouço ao longe

Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada 
Mesmo que distante 
Porque metade de mim é partida 
Mas a outra metade é saudade. 



Que as palavras que eu falo

Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas 
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos 
Porque metade de mim é o que ouço 
Mas a outra metade é o que calo. 



Que essa minha vontade de ir embora

Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro 
Seja um dia recompensada 
Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão. 



Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.

Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui 
A outra metade eu não sei. 



Que não seja preciso mais do que uma simples alegria

Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais 
Porque metade de mim é abrigo 
Mas a outra metade é cansaço. 



Que a arte nos aponte uma resposta

Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar 
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer 
Porque metade de mim é platéia 
E a outra metade é canção. 



E que a minha loucura seja perdoada

Porque metade de mim é amor
E a outra metade também. 





(Oswaldo Montenegro)
*
*
*

Um comentário:

  1. E que a minha loucura seja perdoada
    Porque metade de mim é amor
    E a outra metade também.

    Esse trecho foi feito pra mim!!!!!!!!!!!!!!

    O Sr. sempre escreve o que nós queremos ouvir... isso é mto mto bom!

    ResponderExcluir