Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Hematologista Clínico com paixão por Propedêutica e pela Filosofia - Consultório: * Tel. 21 38160545 / 21 988389220

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal de Sangue

*
*
*


Na Nigéria, o dia de Natal converteu-se numa verdadeira jornada sangrenta. O grupo islamita radical Boko Haram reivindicou a autoria dos atentados a várias igrejas, este domingo.

O dia começou com uma explosão em Madalla, perto da capital nigeriana, numa altura em que se realizava uma missa de Natal. Resultado: perto de três dezenas de mortos, mas o balanço pode vir a agravar-se nas próximas horas.

Um responsável dos serviços de emergência disse que as autoridades estavam a tentando lidar com um número grande de feridos, pelo menos meia centena, mas que não havia ambulâncias suficientes para tantas pessoas.

Na cidade de Jos, uma localidade na “fronteira” entre norte e sul, onde os são confrontos são frequentes, registou-se um outro ataque à bomba.

O dia continuou com explosões no norte, em Gadaka e na cidade de Damaturu.

No Haiti, em Cité Soleil, o Papai Noel chegou cedo e de surpresa, às 4h30 da sexta-feira, 22 de dezembro, pilotando um blindado Urutu, em vez do tradicional trenó, junto a quatrocentos soldados brasileiros da Minustah e da temida Polícia Nacional haitiana.

Durante a longa madrugada, em vez de presentes, o Natal distribuiu dor, o medo e a morte. Pela manhã, partiu levando nas costas o saco avermelhado com as vidas de no mínimo quatorze adultos e crianças.

Ao amanhecer, as ruas desertas eram percorridas por raros populares assustados, levando parentes feridos aos hospitais.

O responsável da Cruz Vermelha em Cité Soleil, denunciou que as tropas impediram a entrada dos veículos da organização no bairro: "A Cruz Vermelha não faz política", declarou, "Seu papel é socorrer qualquer pessoa [...]".

Parece que tudo não passou de retaliação pelo ataque e roubo de um blindado ( e suas armas ) das forças de paz, comandado por soldados uruguaios...

Os violentos ataques, deste Natal, empreendido por soldados no Haiti ou por extremistas religiosos na Nigéria são o resultado de um sinistro jogo de xadrez... Seguramente miséria, ignorância, intolerância, manipulação política e interesses escusos são o "primo motriz" no qual as tropas e extremistas religiosos participam como peões tontos... porem mortíferos...

Que o Natal, de nascimento e salvação, inverta esse "xadrez de sangue" e permita que a "boa vontade" de tolerância e solidariedade se transformem em reis e rainhas deste tabuleiro...

Feliz Natal e Paz na Terra aos homens de boa vontade!!!


*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário