Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Hematologista Clínico com paixão por Propedêutica e pela Filosofia - Consultório: * Tel. 21 38160545 / 21 988389220

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Estão Arruinando o Vampiro!!!

*
*
*


Estava lendo alguns textos do site Recanto das Letras ( recomendo a todos... São os sites que obrigatoriamente olho sempre que ligo o computador: Recanto das Letras, New England Journal of Medicine, NIH e Filosofia On Line... ), pois bem, sem querer, passei o mouse sobre o lado direito da tela. Quase caí da cadeira, pois um uivo gutural invadiu meu computador, e uma horrenda mulher dentuça, com os caninos sangrando, pareceu saltar da tela a fim de pular direto em minha jugular!

Outro dia, visitando minha irmã, entro no quarto de minha sobrinha e lá está, sobre a cômoda, a coleção completa daquela horrorosa série sobre vampiros, em uma caixa toda decorada em vermelho e preto... Se ao menos o vampiro assumisse que era flamenguista!!!

Ligo a TV e deparo com os seriados sobre criaturas dentuças e sanguinárias que vivem entre os humanos. Filmes sobre vampiros. Sites sobre vampiros. Livros sobre vampiros.

Vampiros estão na moda.

Vi na TV um homem que chegou ao cúmulo de lixar os dentes caninos para ficar bem parecido com um.

Vi a história de um casal de adolescentes aqui no Brasil, que decidiram “virar” vampiros. Vestem-se de preto, colocam uma maquiagem preta em volta dos olhos, e dizem que bebem o sangue um do outro. Quando perguntados sobre o porquê de terem decidido virar vampiros, disseram que “é para protestar contra a hipocrisia” ( ???? )

Temos uns "vampiros contemporâneos", astutos, que nos cercam, nos observam, prontos para, a qualquer momento, saltar em cima da gente e tirar proveito da nossa boa vontade... esses são os piores! Destes, eu gosto menos ainda...

Mas a atual moda de vampiros "fashion" dá o que pensar. De onde vem essa verdadeira síndrome vampiresca?
-Acho que de um grande vazio existencial que acomete a juventude. É tão grande a falta de alguém adulto, um herói, em quem se espelhar, que eles procuram por estas criaturas da noite para se projetarem. Talvez porque elas dão ao adolescente e adulto-jovem  um senso de poder, eternidade, força. Mas também de solidão. Vampiros não morrem, sendo assim, não podem construir laços duradouros.

Confesso que identifico essa rapidez característica dos relacionamentos de hoje como inconsistente – exemplifico: mal conhece/ beija/ fica/ transa/ separa...
É difícil um jovem, verdadeiramente, namorar alguém. Eles têm esses relacionamentos vampirescos. Tiram tudo o que podem do parceiro no menor espaço de tempo possível... e voam sobre novos telhados à procura da próxima vítima.

Que venham os Heróis Romanticos... Salvando as donzelas da ameaça dos dragões (mesmo que estes sejam moinhos de vento...) Subindo as sacada pelos cabelos de Rapunzel...  Guerreando exércitos pela honra da princesa... ou o aquele herói que sempre envia flores, mesmo anônimas, ao seu único amor!


PS: os links das páginas...


www.filosofia.com.br
www.recantodasletras.com.br
www.nejm.com
www.nih.gov


*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário