Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Hematologista Clínico com paixão por Propedêutica e pela Filosofia - Consultório: * Tel. 21 38160545 / 21 988389220

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Utopia Médica de La Mettrie

*
*
*

Pois então se o corpo é o centro de tudo, quem trata dele é o imperador informal da sociedade!!!!
Os doutores, para La Mettrie, como expôs na sua utopia médica A política dos médicos, seguramente assumiriam funções extraordinárias na sociedade do futuro. Conhecendo os mínimos detalhes do funcionamento do equipamento, a razão de ser das mais insignificante peças do maquinismo humano (que segundo ele ativava-se de acordo com as leis da hidráulica e da mecânica), eram eles os donos do devir.
Não havendo nada depois da morte, a vida assume então uma relevância extraordinária.
Ela é o sentido de tudo.
O médico, guardião da saúde, responsável pela existência, será o grande estrategista do Estado. Sentará ao lado do rei e lhe soprará o que, quando, e como fazer, no sentido de preservar a sociedade.
Se bem que La Mettrie não advogasse o poder direto para o médico-filósofo, como outrora Platão reivindicou para o filósofo-rei, ele levou às conclusões últimas o que Descartes já havia exposto ao desenhar a sua árvore da vida, dando um lugar na copa, isto é junto ao poder, para a Medicina. Em termos puramente corporativos, ele queria afastar os sacerdotes, responsáveis pela pureza das almas, opondo-lhes os médicos, os mantenedores dos corpos.


- Gostei disso!!!
*
*
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário