Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Hematologista Clínico com paixão por Propedêutica e pela Filosofia - Consultório: * Tel. 21 38160545 / 21 988389220

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O que antecede um projeto de tese

O que antecede um projeto de dissertação ou tese.



O pré-projeto (ou anteprojeto) é um planejamento do seu trabalho, um esqueleto sobre o qual você vai construir sua pesquisa.

Tudo deve estar previsto em um 
projeto de pesquisa, desde a escolha de um tema, a coleta de informações preliminares, a delimitação de um problema, sua justificativa frente ao que já foi realizado no assunto em que ele se insere, a fixação dos objetivos, o levantamento de hipóteses, a determinação de um referencial teórico e de uma metodologia que sejam adequados para testar as hipóteses e resolver o problema colocado, a coleta dos dados, sua análise e interpretação e a s técnicas próprias para isso, até a previsão de recursos humanos e instrumentais, do cronograma, tudo isso para terminar na elaboração da monografia, de um relatório final, de uma dissertação, de uma tese ou de um livro.
Elementos básicos de um projeto de pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese):

a) Formulação da situação problema - é a questão principal da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese), o problema a ser resolvido (O quê?);
b) Objetivos - finalidade da pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese) (Para quê?);
c) Delimitação - explicitar o que será objeto de estudo e o que não será abordado e por quê;
d) Importância do estudo - mostrar a relevância do estudo, considerando os avanços acadêmicos ou teóricos e práticos, como também as contribuições sociais que o estudo poderá ter;
e) Hipótese - é a antevisão de algo que se pretende provar ao longo da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese). A hipótese deve ser apresentada no projeto em três ou quatro linhas e o texto pode ser na primeira pessoa do singular;
f) Revisão da literatura - é a contextualização do tema através do debate teórico; são os principais conceitos, categorias e estudos precedentes;
g) Metodologia - caminhos possíveis para o desenvolvimento da pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese), determinação de instrumentos, coleta e análise de dados;
h) Cronograma - estabelecimento de prazos e passos a serem seguidos no decorrer da pesquisa (seja para monografia, dissertação ou tese);
i) Bibliografia - fontes que serão consultadas para a fundamentação teórica do estudo.





Estrutura do projeto


Abaixo segue uma estrutura genérica de ´pré-projeto, esta pode variar dependendo das exigências de cada universidade.
1. Tema/Titulo/Introdução

O título deve ser conciso e explicativo. Devem-se evitar palavras desnecessárias. O mais acertado é optar-se por um título geral (que indica genericamente o teor do trabalho), seguido por um título técnico (que especifica a temática abordada).

2. Problema

O Problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese). Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.

3. Hipótese

Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta responder ao Problema levantado pelo tema escolhido para pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese). É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.

4. Justificativa

A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese) é fundamental de ser efetivado. É aqui que o tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja: tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

5. Objetivos

A definição dos Objetivos determina onde o pesquisador quer chegar com a realização do trabalho de pesquisa (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese). Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias.
Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc.

6. Revisão de literatura

É uma revisão sucinta das pesquisas anteriores Trata-se de conhecer e evidenciar o conhecimento científico sobre o tema, que vem sendo publicado em obras acadêmicas por estudiosos importantes do assunto. Deve-se buscar, conhecer e ler, prioritariamente, os livros dos estudiosos mais reconhecidos pela comunidade acadêmica. Depois, procuram-se os artigos recentes publicados em revistas científicas, em anais de congressos, simpósios, colóquios e conferências. A revisão da literatura deve ser seletiva e crítica.

7. Metodologia

A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado, do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

8. Cronograma

O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho (monografia, artigo, projeto, dissertação, tese) de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho.

Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Estes serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.

9. Referências

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nelas normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no Levantamento de Fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário